11.28.2016

Rotatividade

Com este tempo, o uso do meu "plantel" é semelhante ao da linha avançada do Benfica: grande rotatividade. A semana passada antes das chuvadas e com obrigatoriedade de volta expedita, foi a Titus para Monsanto. Este fds poupei as meninas dos pneus mais largos e fiz estrada com a Diamond Back. 4h30, cheguei cansado, molhado e gelado, mesmo levando protecções nos pés e um par de luvas suplentes. Já não tenho a mesma paciência para estas volta-treino e serviu-me de alento um abatanado bem quentinho na Malveira da Serra. O prato novo na DB e os pedais XT que lhe coloquei ajudaram a uma melhor performance mas claramente não estou em pico de forma!

Registo de manutenção (Diamond Back) - calços travão

Com as chuvas e mais uma longa volta de estrada, foi necessário substituir os calços dos V-brake da roda traseira.

11.20.2016

Punhos SRAM lock (Nomad)

E, claro, uma pequena frivolidade, uns punhos vermelhos SRAM. Deram lugar aos Easton, já bastante gastos mas que eu apreciei bastante. Não creio que estes sejam tão bons mas veremos.

Pedais XT trail

Na próxima volta irei testar a estabilidade acrescida dos pedais XT trail com plataforma. Com os outros, a recepção dos saltos por vezes magoa a zona dos tornozelos. Estes, com apoio adicional é suposto darem um maior suporte na palma do pé.

Registo de manutenção (Nomad) - Roldanas e pastilhas de travão

Substituição das pastilhas de travão (frente e trás) e das roldanas do desviador.
(as antigas já estavam na altura da reciclagem...)

11.18.2016

Registo de manutenção (Titus) - Prato pequeno (22T)

Colocado prato novo no pedaleiro. Testes preliminares em esforço indicam estar tudo funcional.

Duunvirato

Se na outra semana tinha havido volta em 3 locais, no fds passado foram apenas 2 nos "quintais" usuais, Sintra e Monsanto. Em Sintra fui experimentar as modificações na Nomad e correu tudo lindamente; foram-se os ruídos no eixo pedaleiro e a transmissão funcionou bem. E ainda deu para fazer um trilho novo! Já em Monsanto a coisa não correu tão bem fruto da chuva nocturna (que valeu uma ligeira ida ao tapete!) e de um prato 22T que não aguentava a corrente nova, de tão gasto que já estava (3 anitos....). Foi bom para o treino de pernas!

11.08.2016

Vem aí prendas :-))

Encomenda feita com um misto de curiosidades, necessidades e frivolidades!

11.02.2016

Triunvirato (Sintra, Monsanto, Espichel)

E se o fds passado foi a contigência de fazer estrada, neste tirou-se a barriga de misérias e fiz 3 voltas excelentes. Uma sintrada com a Nomad, Monsanto e Sesimbra-Espichel com a Titus (e com Mr A). Tempo fantástico, piso excelente, percurso óptimo, ausência de quedas ou problemas, enfim, uma maravilha. Por ser menos frequente, destaque para a nossa voltinha revista de Sesimbra-Espichel que melhorou imenso com uns singles de AM no inicio e um final mais rolante para descontrair; 55 Km 5*.

Registo de manutenção - transmissão (Titus e Nomad)

Alusivo à data de "finados", ontem a transmissão da Nomad (cassete e corrente) foram para a reciclagem e para o seu lugar foi a cassete XT e a corrente SRAM que estavam na Titus; a corrente está um pouco curta mas como a Nomad está apenas com 2 pratos ficou funcional.
Na Titus foi colocada uma cassete XT nova e uma corrente connex (o habitual). A última mudança tinha ocorrido em Jan 2015 (sim, 15) mas é de notar que ela tem agora um desgaste bem menor, fruto da existência das suas parceiras.