10.29.2014

Aniversariante

A Motolite estreou-se fez ontem 8 anos! E continua linda!

Registo de manutenção - Rocker Arm

Ao longo destes anos, a fricção dos cabos de travão e mudança foram desgastando consideravelmente o alumínio do "rocker arm" da Titus. Considerando que por esta altura, já só se conseguem encontrar destas peças em carbono e tem de vir dos USA (pela módica quantia de aprox 100 euros), optei por uma recuperação da dita. O mais chato foi removê-la sem forçar demasiado pois o elo transversal estava bem preso (apesar de ser apenas um encaixe. são muitos anos encaixado... :-). Mas com a ajuda e delicadeza de Mrs L, os 2 braços lá se afastaram antes que eu optasse pelo maço! Depois foi limpar, reparar as zonas desgastadas com uma epoxy, lixar, pintar e voilá!

Registo de manutenção - casquilhos (horst link)

Aproveitando uma outra jornada de manutenção (ver post seguinte) foram agora colocados os novos casquilhos no pivô traseiro.

10.27.2014

Improbabilidades

Qual a probabilidade de a frequência de pequenos focos de incêndio em matos/arbusto que ocorre anualmente na zona da Azoia (PNSC) ser natural??? Será a humidade e o sal que vem do Oceano a provocar uma combustão espontânea? Ou talvez as magníficas vistas atraiam algo mais que o simples olhar?

Mais afortunado

Aquele que depois de ter dado um óptimo passeio durante a semana, consegue dar um ainda melhor (porque mais longo) no fds, na serra, escolhendo algumas das melhores descidas (mais técnicas), sem quedas nem impedimentos e fazendo apenas 2 paragens para pequenos trabalhos de desobstrução de trilhos!

10.24.2014

Afortunado

Aquele que consegue a meio da semana dar uma volta de final de tarde de 1h30 em Monsanto, no mês de Outubro, com uma temperatura espectacular, um piso aderente e uma luz idílica.

10.22.2014

Tortulhos e crepúsculo

 
 
Por estes dias houve mais uma sessão de manutenção e uma volta fantástica ao final da tarde. O calor depois das chuvas não deixaram apenas o piso excelente para a prática da modalidade. Criaram também as condições óptimas para a frutificação do tortulho (aka Macroliota procera), uma espécie de cogumelo comestível. E estes enormes exemplares estavam ali, a escassos metros do trilho, iluminados por uns raios de sol. O mesmo que a seguir a rotação da Terra escondeu pondo à prova as minhas parcas capacidades noctívagas mas bom conhecimento dos obstáculos. Foi uma experiência gira mas ainda bem que tinha havido a manutenção primeiro. Senão talvez este post fosse de teor bem distinto...!

10.15.2014

Registo de manutenção - cabos e bichas (trás)

Ainda no interregno forçado pelas chuvas, a Titus continua a receber uns miminhos caseiros. As mudanças da frente ainda estão a entrar com suavidade pelo que mudei apenas os cabos e bichas de trás.

10.12.2014

Registo de manutenção - pneus captain (frente e trás)

Aproveitando a pausa a que a chuva praticamente obrigou, foram trocados os pneus Captain, dianteiro e traseiro, por outros idênticos mas novos.

Registo de manutenção - Pastilhas de travão (frente)

Pastilhas Hope novas. Pistões limpos, eixo da Mavic lubrificado.

10.06.2014

Avalanche 2014



Era uma falha no curriculum da Titus ainda não ter feito um Avalanche (onde já não ia desde 2005!). Seria uma falha ir lá fazer apenas umas descidas :-)
Assim sendo, o fds foi dividido em 2 partes distintas. No dia 1 uma volta pelas aldeias de xisto com 90 Km de percurso, cerca de 2600m de acumulado e ainda umas desciditas de Enduro (muito maltratadas pelas chuvas...). O esforço do dia foi mitigado à noite por uma boa chanfana e um tinto. No dia 2 a vontade de pedalar já não era tanta, especialmente numa zona em que qualquer subidita leva pelo menos 90min a ultrapassar. Por isso fomos subindo até lá acima perto do Trevim e depois....bem depois, foi vir por aí abaixo fazendo o Avalanche :-)). E a Titus lá fez aquilo tudo, com um divertimento enorme e sempre acompanhada pela rígida de Mr A! Grandes máquinas, grande fds!