3.21.2014

Posicionamento dos cleats

Dois artigos interessantes sobre o tema. Amanhã vou experimentar uma posição ligeiramente diferente do cleat no pé esquerdo para ver se é efectivamente o que eu penso ser o problema.

http://www.jimlangley.net/crank/cleats.html

http://bicycles.stackexchange.com/questions/5656/is-there-an-optimal-postion-for-spd-cleats


Afinação SRAM X9


Vou precisar disto para afinar o novo SRAM X9 na DB

3.20.2014

Ooops (afinal houve mais upgrade - Selim Velo)

E afinal a DB ainda levou mais um miminho, um selim Velo SL Z1 ultra-leve com carris em titânio. Menos uns gramas, veremos como é em termos de conforto.


Passeio de bicicleta


Só pela piada, a musica em si não é uma grande criação :-)

3.19.2014

Specialized MTB Comp Shoes - Estreia

Os sapatos oferecidos no Natal foram agora estreados numa volta em Monsanto, já com um tempo seco para não se sujarem logo nas primeiras pedaladas. Entre o sapato justo e os cleats novos, as primeiras sensações foram mais de apreensão e cautela com o desencaixe do que de gozo. Alguns Kms e a confiança no desencaixe voltou e pude apreciar a sensação de mais potência transmitida ao pedal. Quase no final comecei a sentir um ligeiro formigueiro que não consegui apurar se é ou não devido à posição dos cleats ou de estes não terem palmilha extra. A próxima tirada com eles será para apurar.

3.15.2014

Registo de manutenção - Rolamentos Mavic Crosssmax (frente)

E tomando-lhe o balanço, atirei-me à roda da frente e mudei-lhe os 2 rolamentos (SKF61805-2RS1). Acho que foi a 2ª vez em 7 anos. Pas mal! A Titus já sorri outra vez de cima para a DB :-)

Registo de Manutenção - Rolamentos Pivô central

Quem não tem cão, caça com gato...e aprende! Mudei eu os rolamentos (4) do pivô central da Motolite. Os anos vão pesando no quadro e estes foram-se ao fim de 1 ano (ao invés de 2). A folga desapareceu :-)

3.13.2014

Luvas 661

E para a meia-estação (temperaturas entre 10-20ºC) vieram umas 661, vermelhas, claro está! Ontem ao final do dia foi a estreia em Monsanto e cumpriram na perfeição. Já tive umas coisas desta marca que pecaram pela pouca durabilidade. Veremos como se comportam estas.

Luvas Equinox Specialized

Ultimamente renovei várias peças da bike e vestuário fazendo um investimento para os próximos tempos. Uma das aquisições foram estas luvas Specialized Equinox que já há muito tempo cobiçava. Para o nosso outono e inverno moderado estas luvas, concebidas para temperaturas "sentidas" na casa dos 10ºC são o ideal. Aquecem q.b. e o tecido corta-vento na parte frontal fazem com que as mãos estejam confortáveis (pelo menos para mim que tenho de ter as mãos e pés quentes). Também apreciei o facto de não terem aperto junto ao pulso, torna-se mais fácil de as colocar e retirar. Para já, a temporada para elas está encerrada (espera-se!) mas daqui a umas estações voltarão a servir.

3.12.2014

Oficina - Video Montagem Pedaleiro XTR

)
Isto vai dar jeito um destes dias.

3.10.2014

Dias quentes :-))

A semana passada foi dia de aniversário, de fim de ciclo profissional e do regresso do bom tempo. Foi semana de regressar a passeio em Monsanto e em Sintra. Pese embora alguma lama mais persistente e uma ou outra árvore tombada, já se roda bem em ambos os locais. Ou pelo menos a fome de andar era tanta que tudo soube bem. Venham mais dias destes :-)

Prenda de Aniversário - Ferramenta Knog



E inclusivé com cor a condizer com o novo Camelbak, a ferramenta é da Knog. Compacta, versátil e bonita!

Prenda de Aniversário - Camelbak Lobo

Não é para substituir o outro, esse ficará doravante para os passeios mais caseiros, com mau tempo e/ou transporte de ferramenta de manutenção (serrote, etc). Este é para os passeios de tempo seco, fds longe de Lx e afins. Para não haver questões logísticas associadas à mudança de itens de um para outro, cada camelbak tem o seu "kit de sobrevivência" (câmara de ar suplente, desmontas, ferramenta, chave de rodas, dropout, elos de corrente, óleo, bomba de ar, cópias de documentação/contactos, zipties, ligaduras).

3.09.2014

Bolsa (upgrade final na DB)

O ultimo upgrade que pretendia fazer na DB era um bom espigão de selim. Só que um quadro do século passado (literalmente :-)) tem por vezes certas idiossincracias, neste caso um tubo de medida 27.0 que não lembra ao diabo e obrigou a cancelar a "encomenda" de um lindo Syntace 27.2. Portanto, olha, não há espigão novo mas há uma bolsa mais discreta!! E assim se encerra o ciclo de upgrades na DB, agora é gozá-la (mas espero que a meteorologia não me force a tal :-)))


SRAM X9 para DB

E o desviador traseiro da Diamond Back vai passar a ser este discreto SRAM X9 :-)

3.04.2014

Race Face Deus - mais um avanço na DB



Parece do mais elementar bom senso não perder mais tempo a queixar-me desse mesmo tempo, votos para que os céus parem de verter e adiante. Até lá vamos treinando no rolo e na Diamon Back. Que está a começar a suscitar alguns ciúmes à Titus pois agora parece ser ela a menina dos meus olhos. De todo!! Mas porque aqui não há gatas borralheiras, há sim um gosto por coisas bonitas, a DB tem de se ir aperaltando. E desta vez lá se foi o velhinho avanço RooX trocado por um bem elegante Race Face Deus, ligeiramente mais curto, compensando assim a não curvatura do Renthal. E ainda deve haver algumas novidades brevemente... :-))