12.28.2012

Voltas de final de ano


Aproveitando uns dias de férias, tentei desforrar-me do tempo chuvoso das últimas semanas e fiz 3 voltinhas para queimar filhós e repor peso e forma. 2 sintradas e uma volta na zona de Odrinhas deram para matar saudades. Em Sintra foi bom ver que as manutenções efectuadas estão óptimas mas mesmo assim o pequeno serrote ainda actuou umas vezes para desbloquear alguns trilhos. Foi igualmente bom ver que a barragem do rio da mula voltou a niveis de água aceitáveis. Menos bom foi ver algumas acções de limpeza levadas a cabo pelos madeireiros que parecem ter algum fascínio pelos eucaliptos (vai tudo abaixo menos esses!). A sério que não entendo e na próxima oportunidade que falar com alguém responsável do parque tenho de mencionar isto.
O passeio na zona de Odrinhas com Mr A também foi fixe mas um bocadinho, quase nada, de lama... :-)
Mas uma boa lavagem e vamos lá a tentar encarar 2013 com algum optimismo. Que seja um ano sem quedas, com muitos e bons Kms. Que mesmo tendo em conta o que se anuncia, seja um ano em que dê para ir a locais novos em companhia agradável.

Registo de Manutenção - Roda traseira

Na procura da fonte de uma pequena folga sentida no triângulo traseiro, abriu-se a Mavic traseira, limpou-se e substituiu-se o rolamento maior (que já estava a entregar a alma ao criador).
A folga diminuiu mas não foi totalmente eliminada. De seguida irei substituir os restantes rolamentos do quadro.

Prendas de Natal

A Titus este ano não exigiu prendas muito complexas :-)

12.17.2012

Manutenção de trilhos

Que sova este domingo de manhã! Sem bike mas para a bike. Para quem não foi à sessão de manutenção que promovemos, é dificil explicar como é que tão poucos (pouco mais de uma dúzia) conseguiram tanto em 4h! Pontes refeitas, escoradas, acácias cortadas, cursos de água repostos, solos compactados, etc. À noite doiam-me ainda as pontas dos dedos todos!! :-)

O trilho das pontes foi revisto de uma ponta a outra. Aqui e além pode ter ficado mais fácil, menos técnico, mas é importante que se perceba que uma manutenção não é apenas deixar os trilhos "transitáveis", é também mantê-los evitando erosão.
Continua a ser incrivel ver os que passam e dizem pouco ou nada (Má-educação? Timidez? Egoísmo?) mas prefiro ver as coisas pelo outro lado, pelo lado dos que foram e prescindiram de algumas horas do seu tempo para cuidar e recuperar. Dos que não se limitam a esperar que outros façam ou só estão dispostos a usufruir. Dos que dão o exemplo do que, no meu entender, pode ser o contributo da sociedade civil.

Um grande abraço e obrigado a todos os que compareceram (*)

(*) e quem quiser ver mais fotos, basta ir ao face dos Metralhas

Sem Titus mas 100 na estrada

Realmente este inverno está a mostrar-se um pouco mais húmido que o habitual! Por um lado ainda bem que a água bem falta nos fazia. Apesar de tudo, é um prazer ver as serranias molhadas e a água a escorrer. Mas esvai-se o gozo de pedalar nos trilhos pelo que no sábado agarrei na DB e lá me fiz à estrada para ir comer uma queijada a Sintra. E fiz cerca de 50 Km para lá chegar e outros tantos para regressar. Confesso que me cansou um pouco mais do que estava à espera e os últimos Kms pela marginal já foram feitos só a pensar no banho quente e almoço. Mas uma sestinha retemperadora e ficou tudo fino e ainda deu para ir ver o Hobbit e descansar um pouco para a tarefa de domingo....

12.13.2012

Mais um pouco de Marvão

marvao1 from Rui Malho on Vimeo.
Uma perspectiva diferente com a câmara de Mr TP

Quedas

Quem tem queda para a bicicleta? Uma ideia gira e interessante para ver detalhes aqui:

http://p3.publico.pt/cultura/exposicoes/5763/quem-tem-queda-para-cair-de-bicicleta


12.12.2012

Manutenção (estética)

E no fds passado, já que não rolou, a Titus efectuou um pequeno "face-lift" (aka retoques na pintura) e parece uma máquina nova :-))

12.07.2012

Registo de Manutenção - Pivô e rolamento Amachete

Verificação do estado dos O-rings e limpeza dos rolamentos Amachete (amortecedor). Nada substituído

Limpeza do pivô da Titus e substituição dos quatro rolamentos (folga eliminada).  Limpeza do eixo pedaleiro.

Registo de Manutenção - Pastilhas de travão

Pastilhas Hope novas colocadas na roda traseira e estas passaram para a roda da frente (que já não tinha nada...). Mais uns 200 Km e será altura de colocar novas na dianteira.

12.05.2012

Marvão, claro




E se dúvidas houvessem acerca do paradeiro da volta do último domingo, estão esclarecidas. A ida a Marvão é um clássico que se repete com fervor quase religioso de há 15 anos para cá, por vezes até mais do que uma vez. Já aqui pedalei em todas as estações e sabe sempre maravilhosamente. Este ano estava um pouco apreensivo sobre a minha forma para calcorrear os cerca de 60 Km da volta mas o gosto suplantou a falta de treino e não houve caimbras nem quebras de maior. Já quedas, infelizmente, houve uma a registar que impediu Mr TP de completar o percurso e o fez voltar a Lisboa com um valente inchaço lombar. Portanto agora temos de lá voltar para ele poder fazer tudo novamente :-))
 

12.03.2012

Are you?


Manutenção - de trilhos (mais uma)

Sábado foi dedicado mais uma vez à manutenção de trilhos em Sintra. A chuva e o vento das últimas semanas deixaram marcas, nalguns casos bem profundas. A mais relevante foi a saída do leito do rio da mula, em 3 locais do Dimas3 mas ficou reposta a trajectória correcta. Continuo a registar estas acções sempre na esperança que mais um adira. Depende de nós cuidar para podermos continuar a ter o previlégio (não o direito...!) de disfrutar de uma serra tão bela.