11.28.2012

Espaço Monsanto

Na 6f passada tive o previlégio e a honra de participar como convidado num debate sobre biodiversidade e uso sustentável do parque florestal de monsanto. A iniciativa, organizada pela CML, ocorreu no Espaço Monsanto (http://lisboaverde.cm-lisboa.pt/index.php?id=6091), um local que aconselho desde já todos a visitar. Nesta iniciativa participaram elementos do parque (directores municipais, guardas florestais, engenheiros florestais), responsáveis da junta de freguesia, da agência portuguesa do ambiente, biólogos, promotores de eventos de desporto, etc. Foi extremamente interessante discutir neste ambiente as características de Monsanto em termos de génese, dos solos, da flora e fauna desta mata-modelo, exemplar infelizmente único na zona da grande Lisboa. Abordaram-se as principais preocupações de cada um e o BTT assumiu algum destaque, nem sempre pelas melhores razões. Existe uma procura crescente por este espaço, até como resultado da crise (fica mais perto a muitos utilizadores) o que resulta num maior impacto, nuns caso associado a utilização intensiva, noutros a práticas abusivas. Ficou claro que a breve trecho terão de se implementar medidas de gestão que tomem em conta o direito à fruição de um espaço público mas também a (muito) premente necessidade de preservar e o conceito de "capacidade de carga". Este é um tema que gostaria de vir a desenvolver com mais calma mas cada vez me inclino mais para a utilidade (inevitabilidade?) de um "permit" nestas zonas mais procuradas.

11.26.2012

O Ciclista (no Chapitô)

Sábado à noite, teatro no chapitô.

Rolo

Este fds foi o rolo que permitiu o desentorpecer de pernas. Ai, as saudades da Titus... :-(

11.19.2012

De volta à estrada

Domingo a volta tinha de ser curta e considerando a chuva dos dias anteriores, pedalar com a Titus ia saber a pouco dando muito cabo do material. Por isso, lá se a DB à estrada para um giro de 65Km à velocidade que as pernas e o vento mo permitiram. À tarde o vento amainou e as dores nas pernas aumentaram. O objectivo de tentar manter a forma foi misturado com uma travessia da serra para também haver algum prazer e embalado pelos mp3s ficou tudo "arrumado" em pouco mais de 2h30.

11.16.2012

Sliding

Domingo passado deu para ver que afinal escorregar na lama ainda consegue ser divertido. Deu também para ver que a capacidade de aderência dos pneus Captain ainda me consegue surpreender. E que a minha transmissão está nas lonas. E que Mr A se queixa mas continua a subir bem mais que eu. Uma manhã bem passada portanto!

11.05.2012

Para Ti(tus)

Este fds, já que nos dias anteriores choveu imenso resolvi novamente poupar a Titus e ir para a estrada tentar manter um mínimo de forma (e hoje ao final do dia há mais para ver se isto desemperra um pouco!). Foi ok, menos mau do que eu pensava, umas subidas a Monsanto, temperatura agradável e menos chuva do que o previsto. Mas depois chego a casa e fico mesmo é com saudades dos trilhos. Por isso, para não haver ciúmes, fica a banda sonora para Ti(tus):

http://www.youtube.com/watch?v=H5je_eK0V1w